Passagem Bíblica: Juizes 7:13
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita
A frase: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita” mostra claramente a evolução da calamidade. Mil pessoas são atingidas, e em seguida dez mil. A expressão “dez mil” traduz um termo hebraico que significa “multidão” ou “miríade”. Então provavelmente o salmista não tinha em mente um número exato, “dez mil”, mas uma quantidade imensa e indeterminada, ou seja, um número grande de pessoas.
Portanto, a construção dessa frase enfatiza o quão terrível e perigosa é a praga que atinge os homens. O número de abatidos por ela não para de crescer a ponto de não ser apenas uma quantidade controlada, mas uma grande quantidade que é praticamente incontável. A devastação dessa praga que derruba tantas pessoas prepara a declaração confiante que o salmista faz acerca do poder do Deus Todo-Poderoso: “mas tu não serás atingido”.
Mas tu não serás atingido
Sem dúvida este versículo demonstra o quão perto o crente fiel pode estar de uma calamidade, e ainda assim desfrutar do cuidado providencial do Senhor. O texto não diz que mil cairão longe do crente, e dez ainda mais distante; mas o texto diz: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, tu não serás atingido”.
Isso realmente é incrível e mostra não somente o favor de Deus para com aqueles que são seus, mas também a confiança inabalável do crente quando posto à prova. Uma coisa é enxergar a calamidade de muito longe, outra coisa é ver a calamidade assolando ao seu redor.